“Por qual motivo derrubaste suas cercas, permitindo que todos que passem tomem suas uvas?” (Sl 80:12 KJA)
Esse é um salmo da família de Asafe, composto em meio as tribulações onde o povo novamente se desvia, desobedecendo a Yahweh e idolatrando tudo, menos o único que é digno de receber adoração.
O salmista relembra que foi o próprio Deus quem tirou eles da escravidão do Egito e pôs em um lugar de bênçãos, onde o que se plantava era colhido, tudo o que fosse investido trazia retorno e carregando grandes alegrias.
Devido ao pecado do povo, o Senhor se afasta, costumo dizer que não porque ele quis, mas porque o próprio povo que decide trilhar um caminho para longe. Sem a presença de Deus não é possível obter os seus cuidados, contudo, eles sabiam disso e por isso clamaram em favor da restauração e “tentando um acordo” de nunca mais se afastarem caso sejam perdoados.
A presença do Senhor é garantia de que estaremos debaixo das suas poderosas mãos, vale ressaltar que não quer dizer que nunca mais sofreremos, sentiremos dor ou passaremos por dificuldades, já que no evangelho segundo escreveu João (16:33) nos adverte que “No mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem, eu venci o mundo!”
Por mais reservados que sejamos, no momento da tribulação não gostamos de estar sozinhos, preferimos a companhia de alguém que tenha condições de nos ajudar, e para nossa alegria, Esse alguém é Jesus, que sempre está conosco e ama estar conosco, logo, precisamos ser recíprocos, estar com ele e amar estar junto dEle.